Por Jorge Bravo e Mayara Figueiredo
Istambul, Turquia. A combinação de 5G, inteligência artificial (IA) e colaboração é uma fórmula poderosa para revolucionar a conectividade global e abrir novas oportunidades na economia digital, revelou Alex Sinclair, Diretor de Tecnologia da GSMA.
Durante o Fórum de Banda Larga Móvel da Huawei 2024, o especialista apelou ao aproveitamento conjunto do potencial destas inovações para criar um futuro mais interligado e sustentável e enfrentar os desafios futuros.
Sinclair destacou que a evolução do 5G e a chegada do 5.5G serão pilares fundamentais na condução de casos de uso que podem transformar setores inteiros.
A IA desempenhou um papel central no debate. Sinclair explicou que os avanços na IA estão a redefinir a infraestrutura de rede, facilitando a monitorização proativa e melhorando a eficiência operacional das redes móveis.
Leia também: Para a Huawei, fusão da IA com o 5.5G transformará a indústria móvel
Em colaboração com líderes tecnológicos, a GSMA promoveu o lançamento do “Roteiro de IA Responsável”, um esforço para apoiar práticas éticas na implementação de IA na indústria sem fio.
Sinclair não deixou de lado a questão da sustentabilidade. Ele apelou à necessidade de reduzir a “dívida energética” da tecnologia móvel através de redes mais eficientes em termos energéticos, para que a indústria atinja os seus objectivos de sustentabilidade.
Sinclair imaginou uma forte colaboração entre a indústria, os governos e a academia. “A tecnologia pode mudar o mundo, mas precisamos trabalhar juntos para garantir um futuro melhor”, concluiu.