5G FWA terá 20% do mercado de banda larga fixa brasileiro até 2026

Tele.síntese – Rafael Bucco

Diferentes estudos que estão circulando nos bastidores em Brasília apontam para uma grande transformação na tecnologia empregada para entrega da banda larga fixa até 2026 no Brasil. São ao menos duas análises que convergem em suas conclusões, apresentam números semelhantes e demonstram o ocaso das tecnologias baseadas em cobre (xDSL e cabo coaxial). Os mesmos estudos apontam continuidade da expansão da fibra óptica e, vindo do nada e abocanhando fatias do mercado das tecnologias legadas, o 5G FWA.

São estudos feitos pelo governo e pela indústria, com dados de 2020. Eles indicam que 2021 vai terminar com um empate técnico entre o cobre e a fibra óptica. A fibra encerrará o ano com 18,34 milhões de acessos no país, um market share de 49% do total de acessos em banda larga, alta de 3 pontos percentuais sobre 2020.

O cobre terminará com o mesmo número – lembrando que são projeções de mercado – sendo metade xDSL e metade coaxial, o que vai conferir a cada tecnologia legada 24,5% de fatia no mercado de internet fixa, uma queda em relação a 2020, quando detinham 26% de share.

Mais informações: https://www.telesintese.com.br/5g-fwa-tera-20-do-mercado-de-banda-larga-fixa-brasileiro-ate-2026/